SÃO LUIZ GONZAGA: CIDADE MISSIONEIRA
Situada ao noroeste do Estado, na região das Missões, São Luiz Gonzaga foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687. Seu território é sulcado por muitos arroios e pelos rios Ijuí, Piratinim e Ximbocu. Fez parte da república Guarani desde sua fundação, até 1756 quando, em consequência do Tratado de Madri – 1750 – os índios e os jesuítas foram expulsos pelos exércitos português e espanhol.
Mesmo nos tempos modernos, a cultura e história, a memória de guerras antigas, estão presentes seja nas antigas e fortes construções de pedra ainda remascentes, ou nas palavras de seus bisavôs.
O velho município está crescendo, com aproximadamente 37 milhões de habitantes. São Luiz está se expandindo, com todos os terrenos sendo ocupados. Essa querida cidade tem vários pontos turísticos a ser visitados.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um local de fé e orações. Depois temos também o Museu Arqueológico, um lugar resquício da história missioneira que fica ao lado da Praça Cícero um lugar ótimo para fazer nossas caminhadas; Não podemos esquecer da antiga estação Férrea: um marco na história de nossa cidade, o monumento à Soja, na entrada do Parque Centenário, a Cruz Missioneira, símbolo maior das Missões Jesuíticas, o 4º RCB (quartel), um dos mais antigos regimentos do país. A estátua de Sepé Tiaraju, no trevo de acesso a cidade, a prefeitura municipal, onde todas as decisões acontecem, tem a Praça da Matriz, um dos lugares onde as pessoas amam brincar e tirar fotos.
Finalizando esse quadro, temos a Igreja Matriz, imponente em sua arquitetura gótica como o badalar explendoso dos sinos da torre.
O orgulho nos vem presente ao pensar na cidade majestosa a qual pertencemos.
Texto - escrita coletiva pela 8ª 8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário