As Borboletas

Mário Quintana

Com o tempo, você vai percebendo que
para ser feliz com uma outra pessoa,
você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele (a) cara que você ama (ou acha que ama)
e que não quer nada com você,
definitivamente, não é o homem (a mulher) da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e,
principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas…
é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar,
não quem você estava procurando,
mas quem estava procurando por você!”

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PRAÇA CÍCERO

A cidade de São Luiz Gonzaga tem vários pontos turísticos entre eles estão a Praça Matriz com a Igreja Matriz, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Museu Arqueológico, a Biblioteca Senador Pinheiro Machado, o Museu Senador Pinheiro Machado, entre outros.
A Praça Cícero, no passado era um estádio do famoso time do município, o Estádio Ipiranga. No Estádio Ipiranga foi realizado muitos jogos do time do município, o Ipiranga já como diz o nome do estádio. Atualmente não existe mais o time Ipiranga e o Estádio Ipiranga foi transferido para outro lugar da cidade.
Nos dias de hoje, a Praça Cícero Cavalheiro é uma praça de lazer entra as famílias. Algumas famílias vão a Praça Cícero para tomar chimarrão e levarem seus filhos para brincarem no parquinho da praça ou jogar futebol com os outros meninos que estão por ali. Também tem pessoas que caminham ou correm pela praça.
Quando crescer, eu tenho certeza que vou lembrar dessa praça que me deu muitas recordações, mas eu tenho que aproveitar agora, porque daqui a alguns dias eu vou estar um pouco mais velho até fazendo faculdade e não vou ter mais tempo para me divertir, só para estudar.
ALESSANDRO 8ª 8

O TEMPO NÃO DESTRÓI ALGUMAS COISAS

Cinema, ô coisa boa! Quem é que não gosta de ir ver um filminho a noite? Tive a felicidade de não conhecer um. Graças a Deus uma boa alma trouxe isso para a minha cidade. É, ela é pequena mas tem cinema! Bom, os filmes não chegam aqui no dia oficial de lançamento, mas é melhor assim do que nada.
Esse cinema, que fez história, pois não é muito novinho não. Ô cineminha idoso, que ficou desativado depois que faliu. E agora voltou para melhorar e mostrar que esta cidadezinha aqui está crescendo! Devagar, mas está crescendo.
Por incrível que pareça, o cinema é ainda muito popular principalmente entre os jovens. Hoje em dia onde já se pode baixar todos os filmes pela internet, mesmo assim os adolescentes vão ao cinema, para sentir a magia que é ver o filme num grande telão.
O preço a pagar para ir num cinema, não é sempre agradável para alguns pais, pois a locação do filme custa em torno de 4 reais dependendo da locadora. Mas, quem é que prefere ver um filme em casa ao invéz de ir ao cinema? Os adolescentes são os que preferem cinema, onde você sai de casa e pode ir com os amigos. Ter um pouco de socialização é sempre bom.

Renan - 8ª 8

PRAÇA MATRIZ DE SÃO LUIZ GONZAGA


Nessa praça muita coisa acontece, tem pessoas indo trabalhar, outros passeando, tirando fotos, adolescentes e crianças indo para a escola.
Também tem as ruas em roda da praça onde cruzam muitos carros, alguns acidentes acontecem isso às vezes por causa da sinalização, a falta de semáforo nas ruas ou também a desconcentração e o descuido dos motoristas, muitas vezes os acidentes são causados também por culpa dos pedestres que acham q a rua é deles, não crusam na faixa de segurança, se enfiam entre os carros, etc.
Em fim, essa praça é muito legal, as pessoas podem tomar mate, tirar fotos, brincar no parquinho e contemplar a beleza nativa das nossas árvores da praça matriz.

Luiz Henrique 8ª 8

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PRAÇA MATRIZ


Que morador de São Luiz não tem uma lembrança legal dessa praça? Gosto de pensar que todos os que se criaram nessa cidade já se sujaram com a areia do parquinho, jogaram xadrez nas mesas de pedra, ou no mínimo, assistiram um show ou um evento aqui.
Mais que isso, nossa praça é um local histórico, embora hoje, estejamos ficando sem a memória dos momentos municipais de extrema importância que essa praça presenciou ou recebeu. A história da Praça da Matriz acompanha a história municipal. Seria realmente triste nos esquecermos do papel extremamente importante que esse local tem, não só na história municipal, mas para cada um de nós São-luizenses.
A paisagem é bonita, as árvores, as plantas, as crianças brincando no parque, amigos tirando fotos, tomando Coca, tocando, cantando, andando de skate. O mais legal na minha opinião é isso, a diversidade, o tudo e nada que rola na praça. Sinceramente são muitas coisas que me vem a mente ao pensar nesse lugar: os encontros com a turma, o pessoal sendo o mais bobo possível pela mera diversão. Às vezes por nada, passávamos alí e resolvíamos ficar. Tempo muito bom, ficávamos de bobeira no parquinho. "Calem a boca", acho que o bom senso gritava qualquer coisa assim, do tipo "Parem de pagar mico", mas não. Até mesmo as idas com as professoras se tornavam divertidas: se perder dos amigos, se encontrar novamente, fingir que desenhávamos qualquer coisa.
Não há como dizer que em dias frios ou quentes, essa praça não nos trouxe muitas memórias que perpassam do fato municipal, talvez chata e antiquada para alguns, e, aposto que todos os São-luizenses têm momentos assim, uma história no local histórico, momentos que serão relembrados depois da leitura desse texto.
SAMANTA MARQUES 8ª 8

LOCAL DE ORAÇÕES

Para os devotos de Lourdes, São Luiz Gonzaga preserva a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que retrata a fé de um povo que viveu momentos de tensão e medo no ano de 1924, ano em que o revolucionário Luiz Carlos Prestes permaneceu na cidade por 60 dias. Reuniu 300 homens da região das Missões, com objetivo de encontrar a coluna paulista e derrubar o presidente Artur Bernardes.
Com o forte desejo que não houvesse confronto entre revoltosos da Coluna Prestes e o legalistas, prometeram a Santa que, se atendidas, ergueriam uma gruta na parte mais alta da cidade com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. No ano de 1926 a promessa foi cumprida.
Além de um local de profundas orações, a Gruta é um local turístico e histórico e reserva mais um atrativo, é feita de madeira fossilizada e pedras semi-preciosas.
A Gruta é uma ótima escolha para pagar as suas promessas, além de ter espaço para colocar velas, flores e fitinhas, ainda é um belo lugar dentro mesmo da nossa querida cidade.
Muitos turistas que vem para São Luiz, levam imagens, recordações desse ponto turístico e até chegam para agradecer uma graça alcançada ou pedir alguma coisa que precisem.
É claro, que já faz tempo que a Gruta está lá, mas nem por isso deixou de ficar esquecido entre os São-Luizenses, muitos tem sempre como costume ir até lá, outros vão para agradecer, outros vão para pedir.
À noite ela fica iluminada, chamado bastante atenção de quem por ali passa.
Então se você precisar de alguma coisa que quer muito, não só bem material, mas qualquer outra coisa, de uma visitinha a Nossa Senhora de Lourdes, que com certeza ela irá atender aos seus pedidos.

DAIARA - 8ª 8

O A M O R


Bom, como todos sabem, o amor é lindo. Alguns são pra vida toda, outros são temporários. Quando o amor vem, não tem como evita-lo, não tem data, hora e muito menos lugar para acontecer, ele simplesmente aparece, chega e acontece.
Não existe idade para amar, quando se ama, tudo parece um conto de fadas, tudo parece perfeito, você se sente nas nuvens. Taí, tudo muda, os problemas são enfrentados entre dois, o preconceito, a indiferença.. Tudo é enfrentado em conjunto.
Nos Estados Unidos, Alemanha, São Paulo, São Luiz Gonzaga, Roque Gonzalez, Ijuí... Em todos, e em muitos outros lugares, o amor é o mesmo, só o que muda, são as pessoas. Quando você sai na rua, pelo menos um casal você encontra ou talvez mais que isso, mas é quase certo, que sempre irá ter um casal de pombinhos "só no love". Se você ainda não se apaixonou, um dia irá se apaixonar, e verá o quanto é bom, amar e ser amado... Mesmo às vezes tendo de sofrer algumas consequências, e enfrentar muitas barreiras.
LUANA NIMIT 8ª 8























SÃO lUIZ GONZAGA DE BELEZAS


São Luiz Gonzaga uma terra de contrastes, é uma cidadezinha pequena, mas que melhor lugar para se viver não existe. Com seu belo céu azul de dias claros e noites enluaradas de estrelas brilhantes.
Uma terra abençoada como se já dizia com suas pequenas casas, com pessoas simples e simpáticas e grandes verdes árvores e flores nos tornam vencedores de tudo isso, seu povo, sua história, seu orgulho que nos trás aqui um lugar aconchegante e hospitaleiro de terras e costumes Rio-Grandenses. Digam o que quiser, mas são esses pequenos detalhes que tornam São Luiz um grande lugar de céu limpo e ar puro. Com belezas não feitas pelo homem, mas sim feitas pela natureza.
São Luiz Gonzaga com seu enorme valor na história do mundo como todo e qualquer lugar, uma terra de gente próspera e amigável. Eu me orgulho de morar aqui com seus velhos costumes uma terra quase parada no tempo, mas que está começando a evoluir. Quem dera existir várias São Luiz Gonzaga pelo mundo.


EVA 8ª 8

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PRAÇA CÍCERO CAVALHEIRO

A Cícero é uma praça, e um ponto turístico de São Luiz Gonzaga, é lá que as pessoas vão todas as tardinhas, elas se encontram para praticar esportes, se exercitar um pouco, andando de bicicleta, jogando futebol, basquete, correndo e caminhando, enfim fazendo muitas outras coisas.
Muitos vão aos finais de semana, parar um pouco, para tomar um chimarrão, e curtir a maravilhosa sombra das árvores, prestando atenção em várias coisas, e se desligando do trabalho para descansar um pouco, isso é uma enorme fonte de lazer para toda a família e amigos.
Na Praça Cícero encontramos o Museu Arqueológico onde antigamente era o Quiosque da Praça Cícero, hoje, funciona o museu arqueológico, que seria um atrativo para os turistas visitá-lo. Do lado de fora da Cícero, encontramos monumentos da história de São Luiz Gonzaga.
Antigamente a Cícero era um Estádio, o Estádio Municipal do Ipiranga, onde jogava, um time de futebol da cidade, de tardinha, as pessoas não têm muito o que fazer, e iam todo mundo para o Estádio ver o jogo, e lotavam o Estádio para ver o Ipiranga jogar, só que o clube acabou e demoliram o Estádio, que se transferiu para, a Vila 30, e acabou virando à Cícero Cavalheiro, um dos pontos turísticos mais visitados de São Luiz Gonzaga.

LEONARDO NIMIT - 8ª 8

A VELHA CASINHA DO PAPAI NOEL


A antiga e tão conhecida “Casinha do Papai Noel”. É muito bom falar dela, eu me recordo de quanto eu olhava e sonhava com as histórias da casinha. Ela era, e é um sonho para qualquer criança. No Natal, é linda, cheia de luzinhas e algodões decorando o telhado. Na Páscoa, é cheia de coelhinhos e ovinhos enfeitando-a fofamente. Eu a escolhi para fazer essa crônica, porque aquela casinha é especial. Ela chama atenção de todo mundo que passa na praça de São Luiz Gonzaga. Eu me lembro, de muitas crianças com suas chupetas na mão, entregando para o Papai Noel. Eu mesma fui uma delas. Tinha umas que desistiam, e corriam novamente para o colo das mães, e as outras, iam sorridentes para o Papai Noel, entregar e falar para os pais: “Viu mãe, eu já sou grande”. Enfim, aquela linda casinha, vai ficar com certeza, pra sempre na minha memória. Bom, é verdade que eu só tenho 14 anos, mas não acredito mais em Papai Noel nem em Coelhos da Páscoa. Mas toda pessoa que visitar São Luiz Gonzaga, eu aconselho visitar a casinha. No Natal luz, ah no Natal luz! Meus olhos brilhavam de emoção, quando descia o Papai Noel, lá da torre da Igreja Matriz. Era lindo, todas as pessoas aplaudindo, e eu preocupada se o Papai Noel iria cair e se machucar. E na Páscoa, milhares de fotos com os coelhinhos lá na casinha. Acho que eu tenho umas cinquenta fotos por lá, ou mais. Aquela casinha é a alegria da praça, chama atenção de todo mundo. Eu espero, que no futuro a casinha esteja intacta, que nunca acabem com aquele sonho que toda criança ama. Espero levar meus filhos e netos na velha casinha do Papai Noel.
JULIA WELTER SOTT - 8ª 8




PRAÇA CÍCERO UM PONTO TURÍSTICO


Em São Luiz Gonzaga, há muitos pontos turísticos, como a Igreja Matriz, a Praça da Matriz, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, o Museu Arqueológico, entre outros.
Um ponto turístico que é muito importante para nossa cidade é a Praça Cícero Cavalheiro. Aparentemente um lugar não muito bonito.
Foi nessa praça chamada Cícero, em homenagem a um soldado São-Luizense que participou da Segunda Guerra Mundial, que muitos moleques se criaram jogando bola, sabendo-se que essa praça já foi um estádio de um antigo time de futebol.
O estádio que se localizava onde hoje é a praça, foi palco de muitos treinos, jogos e disputas de bola. O nome do estádio era Ipiranga em homenagem ao antigo time do Ipiranga de São Luiz Gonzaga.
Hoje a Praça Cícero é um lugar de lazer e prática de esportes.Muitas pessoas de outras regiões, cidades e lugares, quando vêm visitar São Luiz certamente vão a Praça Cícero.
Hoje essa praça é cheia de crianças brincando no parquinho, jogando bola no campo, na quadra. E imaginar que esse lugar trás tantas histórias.
Um dia quando eu estiver maior, com certeza me lembrarei dessa praça que me trouxe tantas alegrias e amizades, e que ficará em minha memória para sempre.
Agora eu tenho mais é que aproveitar e me divertir cada vez mais nesse lugar que considero um símbolo para mim e para minha cidade. E espero que esse lugar se torne um ambiente cada vez melhor.

MATEUS 8ª 8


Igreja Matriz de
São Luiz Gonzaga:

Nossa cidade tem várias riquezas culturais, e uma delas é a nossa linda Igreja Matriz.
Essa beleza é um dos vários pontos turísticos de nossa cidade, ela está situada no centro de São Luiz, ela é muito admirada por todos os moradores e visitantes.
Mas ela não é bonita apenas por fora seu interior é muito mais bonito, com vitrais super decorados e mais doze esculturas de madeira esculpidas por índios.
Ao lado da igreja há duas colunas de um antigo colégio dos jesuítas, ela foi construída em estilo gótico, e está em nossa cidade desde a época dos indígenas, mais de trezentos anos.
A igreja tem como seu principal foco, o padroeiro de nossa cidade o São Luiz Gonzaga.
Uma época em que nossa igreja fica muito bonita é no natal pois ela é toda iluminada e quando possível montam o presépio.
Se você vir para São Luiz Gonzaga não pode deixar de visitar um dos mais belos pontos turísticos de nossa região.
Andressa Barcelos 8ª8

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SÃO LUIZ GONZAGA CIDADE MISSIONEIRA

SÃO LUIZ GONZAGA: CIDADE MISSIONEIRA

Situada ao noroeste do Estado, na região das Missões, São Luiz Gonzaga foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687. Seu território é sulcado por muitos arroios e pelos rios Ijuí, Piratinim e Ximbocu. Fez parte da república Guarani desde sua fundação, até 1756 quando, em consequência do Tratado de Madri – 1750 – os índios e os jesuítas foram expulsos pelos exércitos português e espanhol.
Mesmo nos tempos modernos, a cultura e história, a memória de guerras antigas, estão presentes seja nas antigas e fortes construções de pedra ainda remascentes, ou nas palavras de seus bisavôs.
O velho município está crescendo, com aproximadamente 37 milhões de habitantes. São Luiz está se expandindo, com todos os terrenos sendo ocupados. Essa querida cidade tem vários pontos turísticos a ser visitados.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um local de fé e orações. Depois temos também o Museu Arqueológico, um lugar resquício da história missioneira que fica ao lado da Praça Cícero um lugar ótimo para fazer nossas caminhadas; Não podemos esquecer da antiga estação Férrea: um marco na história de nossa cidade, o monumento à Soja, na entrada do Parque Centenário, a Cruz Missioneira, símbolo maior das Missões Jesuíticas, o 4º RCB (quartel), um dos mais antigos regimentos do país. A estátua de Sepé Tiaraju, no trevo de acesso a cidade, a prefeitura municipal, onde todas as decisões acontecem, tem a Praça da Matriz, um dos lugares onde as pessoas amam brincar e tirar fotos.
Finalizando esse quadro, temos a Igreja Matriz, imponente em sua arquitetura gótica como o badalar explendoso dos sinos da torre.
O orgulho nos vem presente ao pensar na cidade majestosa a qual pertencemos.


Texto - escrita coletiva pela 8ª 8
ÚLTIMOS TEXTOS DA OLIMPÍADA DE PORTUGUÊS - 2010